Disortografia. Já ouviu falar? Dicas para avaliação e intervenção

Disortografia


Um problema muito comum na Escola, a disortografia é conhecida como uma Perturbação da Expressão Escrita segundo o DSM -V. 



É uma perturbação específica da aprendizagem e apresenta as seguintes características:

- origem neurobiológica
- déficit na precisão ortográfica
- déficits na organização, estrutura e composição de textos escritos;
- déficits na capacidade de construir frases



A disortografia pode ser dividida em: 


1) Perceptivo-cinestésicos 
Dificuldades na repetição de sons;

2) Cinéticos
 
Dificuldades no discurso. É possível identificar erros de união e separação de letras, sílabas e palavras;

3) Disortográficos temporais
Dificuldades na percepção dos aspectos fonêmicos da linguagem falada com a correspondente tradução, ordenação e separação dos seus elementos. Na avaliação percebemos que as crianças substituem, juntam e separam as palavras de forma incorreta;

4) Caráter viso espacial
Há alterações perceptivas nos grafemas. Na avaliação, percebemos rotações ou inversões (p-b), substituições de grafemas idênticos (m-n) e confusão de caracteres com dupla grafia (ch-x);

5) Dinâmicos
Alterações na escrita e estruturação das idéias;

6) Semânticos
Dificuldades na utilização de sinais ortográficos;

7) Culturais
Dificuldades na aprendizagem da ortografia convencional.

Causas



Tipo pedagógica Questões relacionadas ao ensino inadequado.

Tipo perceptivo se carateriza por deficiência na percepção, na memória visual/auditiva, orientação espaço-temporal. (discriminação de grafemas semelhantes);

Tipo intelectual Avaliar aspectos cognitivos. Pode estar relacionado ao Q.I abaixo da média.

Tipo Afetivo/Emocional
Baixa auto-estima, alterações na motivação e consequentemente na atenção. 

Como reconhecer os sinais?

  • Dificuldade em corresponder a letra ao som respectivo;
  • Ditado e cópia ruins;
  • Erros ortográficos;
  • Erros Linguísticos;
  • Erros Visuais;
  • Dificuldade em pontuar e acentuar;
  • Dificuldade em seguir as regras gramaticais e ortográficas;

Quem pode diagnosticar? Saiba mais

A avaliação mais indicada é a multidisciplinar, ou seja, profissionais de diversas áreas atuando em equipe para encontrar os sinais de disortografia e diferenciar de outros transtornos comórbidos ou não. ( ex.: Dislexia) 

- Avaliação Psicológica/ Neuropsicológica;
- Avaliação Fonoaudiológica;
- Avaliação Psicopedagógica;

Tratamento/ Intervenção Saiba mais

As habilidades neuropsicológicas que necessitam ser estimuladas em casos de disortografia são:
  • Treinos de Percepção (auditivo, visual e temporal)
  • Treinos de Memória auditiva
  • Treinos de Memória Visual
Podemos verificar que muitos treinos são parecidos com os treinos necessários na dislexia ( lateralidade, discriminação de grafemas, consciência fonológica etc).

Os profissionais e pais devem ficar atentos pois apesar da disortografia estar presente na dislexia, ela também pode aparecer de forma isolada. 


Indicação de Materiais e Recursos 

Saiba valores aqui

Veja abaixo dicas de materiais para estimulação/ treino e avaliação criados e utilizados  no Instituto de Psicologia Vila Guilherme



 legenda: ENCONTRE JÁ VOL 1  Compreensão Leitora

 legenda: ENCONTRE JÁ VOL 2 Compreensão Leitora

 legenda: DIGA RÁPIDO  - Memória Evocação


Onde está vol 1











Psicóloga Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227 especialista em psicologia clínica, especialista em psicopedagogia clínica e Institucional, pós-graduação em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de Autistas e Pós- graduação em TCC. Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme desde 2004 e responsável técnica pela Brinquedos Terapêuticos.

Fonte: Dissortografia - compreender para intervir. Maria de Lurdes Peixoto Afonso – tese de especialização em Educação Especial //Imagens Google/ Brinquedos Terapêuticos

Reprodução autorizada desde que citada a autoria




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