Disortografia
Um problema muito comum na Escola, a disortografia é conhecida como uma Perturbação da Expressão Escrita segundo o DSM -V.
É uma perturbação específica da aprendizagem e apresenta as seguintes características:
- origem neurobiológica
- déficit na precisão ortográfica
- déficits na organização, estrutura e composição de textos escritos;
- déficits na capacidade de construir frases
A disortografia pode ser dividida em:
1) Perceptivo-cinestésicos
Dificuldades na repetição de sons;
2) Cinéticos
Dificuldades no discurso. É possível identificar erros de união e separação de letras, sílabas e palavras;
3) Disortográficos temporais
Dificuldades na percepção dos aspectos fonêmicos da linguagem falada com a correspondente tradução, ordenação e separação dos seus elementos. Na avaliação percebemos que as crianças substituem, juntam e separam as palavras de forma incorreta;
4) Caráter viso espacial
Há alterações perceptivas nos grafemas. Na avaliação, percebemos rotações ou inversões (p-b), substituições de grafemas idênticos (m-n) e confusão de caracteres com dupla grafia (ch-x);
5) Dinâmicos
Alterações na escrita e estruturação das idéias;
6) Semânticos
Dificuldades na utilização de sinais ortográficos;
7) Culturais
Dificuldades na aprendizagem da ortografia convencional.
Causas
Tipo pedagógica Questões relacionadas ao ensino inadequado.
Tipo perceptivo se carateriza por deficiência na percepção, na memória visual/auditiva, orientação espaço-temporal. (discriminação de grafemas semelhantes);
Tipo intelectual Avaliar aspectos cognitivos. Pode estar relacionado ao Q.I abaixo da média.
Tipo Afetivo/Emocional Baixa auto-estima, alterações na motivação e consequentemente na atenção.
Como reconhecer os sinais?
- Dificuldade em corresponder a letra ao som respectivo;
- Ditado e cópia ruins;
- Erros ortográficos;
- Erros Linguísticos;
- Erros Visuais;
- Dificuldade em pontuar e acentuar;
- Dificuldade em seguir as regras gramaticais e ortográficas;
Quem pode diagnosticar? Saiba mais
A avaliação mais indicada é a multidisciplinar, ou seja, profissionais de diversas áreas atuando em equipe para encontrar os sinais de disortografia e diferenciar de outros transtornos comórbidos ou não. ( ex.: Dislexia)
- Avaliação Psicológica/ Neuropsicológica;
- Avaliação Fonoaudiológica;
- Avaliação Psicopedagógica;
Tratamento/ Intervenção Saiba mais
As habilidades neuropsicológicas que necessitam ser estimuladas em casos de disortografia são:
- Treinos de Percepção (auditivo, visual e temporal)
- Treinos de Memória auditiva
- Treinos de Memória Visual
Podemos verificar que muitos treinos são parecidos com os treinos necessários na dislexia ( lateralidade, discriminação de grafemas, consciência fonológica etc).
Os profissionais e pais devem ficar atentos pois apesar da disortografia estar presente na dislexia, ela também pode aparecer de forma isolada.
Indicação de Materiais e Recursos
Psicóloga Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227 especialista em psicologia clínica, especialista em psicopedagogia clínica e Institucional, pós-graduação em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de Autistas e Pós- graduação em TCC. Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme desde 2004 e responsável técnica pela Brinquedos Terapêuticos.
Fonte: Dissortografia - compreender para intervir. Maria de Lurdes Peixoto Afonso – tese de especialização em Educação Especial //Imagens Google/ Brinquedos Terapêuticos
Reprodução autorizada desde que citada a autoria
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