Técnica de autoinstruções como auxiliar na organização de estudos no TDAH

Técnica de autoinstruções podem auxiliar na organização de estudos no TDAH



Brinquedos Terapêuticos

Março de 2018




Autoinstruções é um método que envolve um treinamento de fala interna que representa um falar alto para depois internalizar. 

Na clínica esse método é realizado em 4 passos:

1- Terapeuta realiza a fala dos passos em voz alta
2 - Paciente realiza os passos em voz alta
3 - Modelagem : Terapeuta sussurra partes dos passos - ajuda necessária
4 - Paciente sussurra os passos

Para a organização dos estudos em casa (ou um adaptado para a sala de aula), além do treinamento na clínica podemos auxiliar a criança com TDAH formulando uma ficha com autoinstruções como abaixo, que deverá estar disponível para que ela leia sempre antes de iniciar seus estudos.
MODELO DE FICHA DE AUTOINSTRUÇÃO


1) Arrumar a minha mesa com tudo o que eu preciso agora para fazer a lição;

2) Eu vou precisar agora de um lápis, borracha, apontador, livro, caderno e agenda;

3) Agora vou olhar minha agenda para verificar o que tenho para fazer de trabalhos, provas e compromissos para hoje;

4) Eu vou decidir o que vou fazer primeiro, segundo e terceiro e vou riscando aquilo que terminei. 

5) Vou riscar ou fazer um traço em tudo o que finalizei e determinar novas datas para o que não finalizei.

6) Agora vou anotar as informações importantes para o dia seguinte;

7) Vou arrumar minha mochila conferindo os itens que são : trabalhos que tenho que entregar, agenda, estojo, cadernos, livros da matéria do dia seguinte e lanche.

8) Parabéns! Terminei!










Comentários

Postagens mais visitadas