Sessões de Terapia Cognitiva Comportamental com crianças
Sessões de Terapia Cognitiva Comportamental com crianças
Após
as entrevistas iniciais com os pais e sessões de avaliação com a criança e
adolescente é realizado a avaliação diagnóstica e a conceitualização inicial do
caso.
São
esses dois procedimentos que irão conduzir o terapeuta na escolha e
planejamento terapêutico, ou seja, quais técnicas cognitivas-comportamentais
serão utilizadas no caso.
Técnicas Cognitivos- Comportamentais
Psicoeducação
A
psicoeducação das crianças e adolescentes em Terapia Cognitiva Comportamental
consiste em explicar ao pequeno paciente o “transtorno” ou seja, o diagnóstico realizado.
Nessa sessão incluímos informações concretas como causa, frequência na
população e sintomatologia. É importante ressaltar que todas as informações são
adaptadas à capacidade e desenvolvimento cognitivo da criança, buscando sempre
a forma lúdica como acesso principal.
Exemplos
A psicoeducação da criança em geral ocorre após a
psicoeducação dos pais ou responsáveis e não é incomum os genitores sentirem
medo ou até mesmo solicitar que não informe a criança sobre o diagnóstico. O
medo em geral esta relacionado à uso do diagnóstico para ganhos secundários ou “traumas”.
A fase da psicoeducação de pais e da criança em geral
ocorre no início do tratamento e é de extrema importância para efetividade e
prognóstico positivo do caso.
Exemplos de material para Psicoeducação de Pais
A psicoeducação não
se limita a explicar o transtorno, mas vai muito além. A abordagem TCC é em sua
essência cooperativa e a psicoeducação auxília no processo de entendimento e
integração paciente-terapeuta.
Ainda no processo
inicial o plano de tratameto é discutido com o paciente. É explicado ao pequeno
paciente sobre como será o tratamento, sua importância, regras, condições e
papel de cada um.
AutoMonitoramento Emocional
Muitas vezes o
paciente tem dificuldade em nomear e reconhecer adequadamente as emoções. Após
a psicoeducação sobre emoções, podemos iniciar o automonitoramento emocional
com o objetivo de reconhecer a frequencia de determinadas emoções em nossa vida
e sua relação com outros eventos. Posteriormente podemos aliar esse
reconhecimento aos monitoramentos de pensamentos e comportamentos.
Exemplos:
Nomeando as Distorções Cognitivas
É extremamente
importante realizar atividades que auxiliam a criança a reconhecer em seus
pensamentos as distorções cognitivas como acontece no processo do adulto em
TCC.
No adulto porém, com
uma simples lista de distorções cognitivas mais comuns é possível trabalhar
essa técnica. No processo infato-juvenil é indicado que a adaptação seja visual
e lúdica auxiliando a compreensão adequadamente ao processo de desenvolvimento
cognitivo do paciente em questão.
O objetivo principal
da técnica é auxiliar a criança ou adolescente a perceber erros no seu
pensamento, ou seja, interpretações equivocadas da realidade.
Nesse processo
aliamos imagens à explicações que favoreçam o entendimento da criança.
Exemplo de Distorção
Cognitiva no Adulto e Criança
Distorção TCC Adulto
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Distorção TCC Infantil
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CATASTROFIZAÇÃO
É quando nós potencializamos, aumentamos a gravidade das coisas,
transformando uma dificuldade em uma impossibilidade, e uma situação difícil
em uma catástrofe.
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VISÃO EM LUPA (catastrofização):
pensar que o pior de uma situação irá acontecer, será terrível e
insuportável.
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AutoMonitoramento do Pensamento
O paciente deve
registrar os pensamentos semanalmente com o objetivo de aprender a realizar a
conexão dos pensamentos com comportamentos e sentimentos além da percepção dos
pensamentos disfuncionais ou distorções cognitivas.
Reestruturação Cognitiva
Após o entendimento
das distorções cognitivas é possível identificar e realizar avaliações sobre os
pensamentos automáticos visando a interrupção da conexão entre pensamentos
automáticos, sentimentos perturbadores e comportamentos problemáticos.
No modelo abaixo,
podemos fazer o levantamento do pensamento automático e a criança deve avaliar
o mesmo, verificando pistas boas e pistas ruins que comprovem que o pensamento
é real.
Ao final ele deve
fazer a conclusão da investigação: reestruturação cognitiva
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