O que são funções executivas? Saiba o que são e quais testes podemos utilizar na avaliação.
O que são funções executivas?
Saiba o que são e quais testes podemos utilizar na avaliação.
As F.E compreendem o conjunto bastante complexo de processos cognitivos necessários para que possamos gerenciar nossos comportamentos. São responsáveis pela execução e antecipação de consequências de ações.
Há 3 habilidades que compõe centralmente as funções executivas:
Memória de Trabalho: Relacionada à habilidade de manter a informação em mente tempo suficiente para trabalhar com ela. ( manipular ou atualizar). Segundo Keane e Engle (2000) é a capacidade de reter a informação na mente enquanto se exerce a inibição (resistir a interferência, resistir a inércia atencional ou resistir a tendência de resposta dominante).
Inibição (ou controle inibitório incluindo auto controle e controle de interferência, atenção seletiva e inibição cognitiva): É a capacidade para inibir comportamentos inapropriados, assim como para manter o foco atencional na presença de distratores e do próprio pensamento. É influenciada pela idade, influencia o rendimento acadêmico, a interação social e a auto-regulação necessária para as atividades cotidianas. A inibição melhora com a idade devido à maturação.
Flexibilidade Cognitiva: É o ajuste do comportamento às demandas ambientais. Inclui: mudanças de perspectiva, estabelecimento de prioridades e variação de alternativas na capacidade de resolver problemas.
Testes e tarefas utilizados para avaliação das funções executivas: Teste Wisconsin de Classificação de cartas ( à partir de 6 anos), Teste das Trilhas – Trail Making Test ( 6 a 15 anos), Stroop, Stroop Animal, Teste dos 5 dígitos, Teste da figura complexa de Rey, Teste Tapping de Lúria ( 7 anos) , Teste de Fluência Verbal, Bateria Psicológica para avaliação da atenção BPA, Torre de Hanói, Torre de Londres, Wisc IV, Teste Sally-Anne.
OBS: Para mais informações sobre os testes (valores, validação, público específico e aplicadores permitidos) pesquisar individualmente os mesmos.
Fonte:Avaliação Neuropsicológica Infantil – Luciana Tisser Organizadora Sinopsys 2017
Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Psicopedagogia. Pós-Graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental Infantil e Adolescente
Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme e Responsável Técnica pela Brinquedos Terapêuticos
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