O papel da família no início dos sintomas e na manutenção dos transtornos de ansiedade requer muita atenção
O papel da família no início dos sintomas e na manutenção dos transtornos de ansiedade requer muita atenção.
Em
muitos casos, a família tem papel de grande influência no início dos sintomas e
na manutenção dos transtornos de ansiedade infantil. 
O
profissional psicólogo deve ficar atento, aos aspectos comportamentais
parentais que podem influenciar o desenvolvimento e manutenção dos transtornos
de ansiedade. 
Principais
comportamentos parentais que podem levar ao desenvolvimento ou manutenção dos
Transtornos de Ansiedade Infantil:
| 
Excesso de controle dos Pais | 
| 
Graus de intromissão e controle/ superproteção parental | 
| 
Negatividade dos Pais | 
| 
Crítica excessiva | 
| 
Rejeição | 
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Ausência de acolhimento emocional | 
| 
Modelagem Parental | 
| 
Os filhos (“imitariam") aprenderiam
  copiando os comportamentos ansiosos dos pais | 
| 
Incentivo à Esquiva | 
| 
Menos oportunidades de vivenciar
  situações | 
| 
Menos oportunidades de criar
  opções mais adaptativas | 
| 
Crenças e Cognições Parentais | 
| 
As crenças e cognições parentais
  podem afetar a busca e a permanência da criança na terapia. | 
                Assim, o
profissional psicólogo deverá executar uma série de estratégias diretamente com
os pais buscando  o engajamento e colaboração visando um melhor prognóstico para
a criança.
               Através do Treinamento de Pais é
possível minimizar as dificuldades acima.
Treinamento de Pais. Você conhece?
              Muitos pais, abandonam o tratamento dizendo: - Ahh...mas o psicólogo me chamou duas ou três vezes e nada de ver a criança.
              Em geral o TP acontece após a
avaliação do caso e antes de iniciar o processo terapêutico.
         Em TP realizamos uma série de
ações psicoeducativas com objetivos definidos conforme abaixo:
| 
Psicoeducação sobre o Tratamento
  Cognitivo Comportamental do Transtorno de Ansiedade  | 
| 
Explicações sobre o Transtorno de
  Ansiedade, técnicas utilizadas e seus objetivos | 
| 
Estabelecimento de Estrutura Parental Firme | 
| 
Falta de limites e regras ou
  ambivalências deixam as crianças inseguras | 
| 
Inconsistência parental geram
  sensações de inconstância, imprevisibilidade e falta de controle | 
| 
Estabelecer Reforços e evitar as esquivas | 
| 
Reforçar respostas de enfrentamento
   | 
| 
Incentivar o reforço às
  tentativas | 
| 
Dar atenção mínima ao
  comportamento inadequado (ensinar a ser empático e orientar com as
  estratégias já planejadas) | 
| 
Confiança entre Profissional e Pais | 
| 
As crenças e cognições parentais
  podem afetar a busca e a permanência da criança na terapia. Por isso sempre
  que esse quesito atrapalhar a terapia da criança, os pais poderão ser
  encaminhados a terapia visando facilitar o prognóstico infantil | 
           A confiança entre profissional e casal parental é essencial para o sucesso da terapia cognitiva- comportamental.
Roberta Alexandre Penitente
CRP 06/73227
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica
Especialista em Psicopedagoga
Pós-Graduada em Educação na perspectiva do Ensino Estruturado para autistas
Pós-Graduada em Educação na perspectiva do Ensino Estruturado para autistas
Pós-Graduanda em Terapia Cognitivo – Comportamental de crianças e adolescentes
www.institutodepsicovg.com.br
112852-0788
11-98103-7536
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