DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL EM CASOS DE SUSPEITA DE TEA

EQUIPE ESPECIALIZADA EM DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL EM CASOS DE SUSPEITA DE TEA NA VILA GUILHERME - ZONA NORTE DE SÃO PAULO


 A equipe do Instituto de Psicologia Vila Guilherme, formada pela fonoaudióloga Carine Cruz Ferreira CRFª 18.676, especialista em linguagem e fala pela UNIFESP, mestre em Ciências com ênfase em TEA também pela UNIFESP e aprimoranda em ABA pela gradual, psicóloga Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227 especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pós-graduada em Educação na Perspectiva do Ensino estruturado de Autistas e pós-graduanda em Terapia Cognitiva - Comportamental de crianças e adolescentes, diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme e da Brinquedos Terapêuticos e a neuropsicóloga Rosangela F. da Silva Penha CRP 06/48614 especialista em neuropsicologia pelo HC/FMUSP realizam na Vila Guilherme uma avaliação altamente especializada e difícil de encontrar por ai.


 Muitos pais diante de inúmeras passagens em pediatras, neurologistas e psiquiatras com hipóteses diagnósticas contraditórias sentem-se completamente perdidos. 

Há também muitos “diagnósticos leigos” ..... aquela tia ..... aquela vizinha ...... que diz que que a crianças é “dispersa”, “desatenta”, ou "exploradora” e que ela viu no google que é normal mesmo. Esse tipo de contuda, caso haja realmente sinais evidentes de risco para TEA ou outras questões relacionadas ao desenvolvimento, costuma atrasar o diagnóstico e consequentemente impedir a intervenção adequada gerando consequências no desenvolvimento a longo prazo.


Muitos profissionais despreparados se habilitam a realizar diagnósticos sem a experiência ou formação necessária para isso. Sabemos que no Brasil, a lei 12.842 para realizar diagnóstico em TEA, TDAH, Dislexia etc é necessário ter formação superior na área em questão conforme abaixo:

- formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica;

- Não são privativos do médico os diagnósticos funcional, cinésio-funcional, psicológico, nutricional e ambiental, e as avaliações comportamental e das capacidades mental, sensorial e perceptocognitiva.

Saiba mais aqui 

Com relação aos profissionais, uma confusão bastante comum é a seguinte: psicólogo x psicanalista, neuropsicólogo x neuropsicopedagogo, psicopedagogo x psicólogo o que procurar???? Além claro da pergunta que não quer calar: O que é terapia ocupacional?

Com o objetivo principal de diminuir esses problemas o Instituto de Psicologia Vila Guilherme elaborou a avaliação para diagnóstico diferencial e tem atendido há 3 anos famílias de todas as regiões de São Paulo.


Funciona da seguinte forma: 

Fase 1 Acolhimento: É realizado uma ficha de cadastro e os pais trazem toda a documentação que a criança tem para a equipe tomar ciência do caso (relatórios anteriores, exames, etc). Os  pais são acolhidos pelo serviço de psicologia. Será realizada a entrevista especializada inicial e aplicada escalas conforme a necessidade do caso. Será solicitado filmes da criança.


Fase 2 Avaliação: A criança inicia as avaliações com as profissionais. É necessário autorizar a gravação por vídeo das sessões para uso exclusivo da equipe. Serão realizadas sessões de observação da psicologia, avaliações com a fonoaudiologia, e sessões com a neuropsicologia. Poderá ser realizada sessão em ambiente residencial ou escolar (dependendo da necessidade).


Fase 3 Devolutiva: Após a análise dos documentos, dos filmes, filmagens, avaliações e testes a equipe discute o caso em conjunto e elabora os relatórios descritivos individuais com o parecer diagnóstico para encaminhamento ao médico. A devolutiva é realizada à família em conjunto por todas as profissionais envolvidas na avaliação ( fonoaudióloga, psicóloga e neuropsicóloga)




Para saber mais informações, agendamento e valores entre no site  www.institutodepsicovg.com.br 
 ligue 112852-0788  whatsapp 11 98103-7536

contato@institutodepsicovg.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas