Você conhece o aprendizado experimental?
Como fazer a cabeça e o coração chegarem a um consenso?
Em nosso cultura certamente você já ouviu frases como essas:
- “ Mais jogo e menos enrolação”.
- “Levante e faça acontecer.”
A televisão também traz algumas mensagens como o slogan da nike.
Todas essas falas reafirmam um valor cultural baseados na noção de enfrentar tarefas difíceis apesar dos obstáculos emocionais.
E ainda, caso caia do cavalo deve montar novamente, persistindo apesar do medo.
Isso tudo é a base do aprendizado experimental utilizado na terapia cognitiva - comportamental como uma técnica totalmente planejada, utilizada após avaliação e com critérios específicos para ajudar “a cabeça e o coração a chegarem a um consenso” (Padesky, 2004 apud Friedberg 2011)
A técnica consiste na premissa de que experimentos comportamentais e a aprendizagem experimental evocariam emoções de modo que novas explicações, interpretações e ações possam ser aprendidas.
Visa a mudança de estados emocionais, modifica crenças e enfraquece credibilidade de pressupostos negativos.
Muitas vezes crianças e adolescentes estão absolutamente convencidos que seus pensamentos negativos são absolutamente verdadeiros.
É muito utilizada no TOC na clínica infantil pois há necessidade de poderosas experiências “desconfirmadoras” para liberar as distorções cognitivas.
Existem vários pontos importantes sobre a terapia de exposição e experimentos.
A primeira delas é a seguinte:
1. Somente deve ser feita por psicólogo experiente com capacidade técnica e teórica, após avaliação específica do caso.
2. A psicoeducação da criança e dos pais deve ser feita antes da exposição. Todos devem ter claros os motivos pelos quais a exposição está sendo usado e informações sobre o ciclo da ansiedade
3. Nunca deve ser utilizada por familiares sem acompanhamento técnico.
Procure sempre uma avaliação profissional especializada.
Referências
-Pós-Graduação em Terapia Cognitiva-comportamental em crianças e adolescentes
-Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes - ferramentas para aprimorar a prática. Friedberg, Robert D 2011 - ArtMed
Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Pós-Graduada em Educação na perspectiva do Ensino Estruturado para autistas
Pós-Graduanda em Terapia Cognitivo – Comportamental de crianças e adolescentes
www.institutodepsicovg.com.br
112852-0788
11-98103-7536
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