Você conhece o aprendizado experimental? 

Como fazer a cabeça e o coração chegarem a um consenso? 



Em nosso cultura certamente você já ouviu frases como essas: 

- “ Mais jogo e menos enrolação”.

- “Levante e faça acontecer.”

A televisão também traz algumas mensagens como o slogan da nike.

Todas essas falas reafirmam um valor cultural baseados na noção de enfrentar tarefas difíceis apesar dos obstáculos emocionais. 

E ainda, caso caia do cavalo deve montar novamente, persistindo apesar do medo. 

Isso tudo é a base do aprendizado experimental utilizado na terapia cognitiva - comportamental como uma técnica totalmente planejada, utilizada após avaliação e com critérios específicos para ajudar “a cabeça e o coração a chegarem a um consenso” (Padesky, 2004 apud Friedberg 2011)

A técnica consiste na premissa de que experimentos comportamentais e a aprendizagem experimental evocariam emoções de modo que novas explicações, interpretações e ações possam ser aprendidas. 

Visa a mudança de estados emocionais, modifica crenças e enfraquece credibilidade de pressupostos negativos. 

Muitas vezes crianças e adolescentes estão absolutamente convencidos que seus pensamentos negativos são absolutamente verdadeiros. 

É muito utilizada no TOC na clínica infantil pois há necessidade de poderosas experiências “desconfirmadoras” para liberar as distorções cognitivas. 

Existem vários pontos importantes sobre a terapia de exposição e experimentos. 

A primeira delas é a seguinte:

1. Somente deve ser feita por psicólogo experiente com capacidade técnica e teórica, após avaliação específica do caso. 

2. A psicoeducação da criança e dos pais deve ser feita antes da exposição. Todos devem ter claros os motivos pelos quais a exposição está sendo usado e informações sobre o ciclo da ansiedade

3. Nunca deve ser utilizada por familiares sem acompanhamento técnico.

Procure sempre uma avaliação profissional especializada. 


Referências

-Pós-Graduação em Terapia Cognitiva-comportamental em crianças e adolescentes 

-Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes - ferramentas para aprimorar a prática. Friedberg, Robert D 2011 - ArtMed


Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Pós-Graduada em Educação na perspectiva do Ensino Estruturado para autistas

Pós-Graduanda em Terapia Cognitivo – Comportamental de crianças e adolescentes

www.institutodepsicovg.com.br

112852-0788

11-98103-7536

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