O que é TEACCH® ?

O que é TEACCH® ?



Muita gente não conhece o Modelo ou ainda acredita tratar-se de uma técnica que pode ser aplicada por qualquer profissional. 
A formação em TEACCH® dá a certificação como practinioner certificada pelo Centro de Charlotte/Asheville/Chapel Hill da University of North Carolina/USA. 



Aqui no Brasil há  pós-graduação em Ensino Estruturado e tem como objetivo capacitar os profissionais para compreender o funcionamento das pessoas com TEA, atualizar conceitos e condutas e seus efeitos sobre a aprendizagem, apresentar estratégias e informações sobre o modelo TEACCH , apresentar estratégias para adequações curriculares dentro de cada faixa etária/nível de ensino.

TEACCH® Treatment and Education ofAutistic and Related Communication Handicapped Children que em português significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação




Criado na Carolina do Norte/EUA o Programa TEACCH®  é um modelo de atendimento psicoeducacional que tem como principais pressupostos:

- ambiente organizado e  ensino estruturado.

Estes itens adequadamente organizados favoreceriam o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com TEA e com dificuldades comunicativas, buscando atingir o máximo de autonomia na idade adulta. 

Não se trata de um simples método a ser aplicado por profissionais sem especialização! Trata-se de um Programa fundamentado em teorias que justificam a prática.

TEACCH®  é um modelo, um programa que engloba uma série de recursos e propostas, que levam em consideração a estrutura cognitiva da pessoa com TEA.

Segundo Leon e Fonseca, 2013  "O programa é, nesse caminho, um sistema de orientação de base visual com apoio na estrutura e na combinação de vários recursos para aprimorar a linguagem, a aprendizagem de conceitos e a mudança de comportamento. (...)  O TEACCH® trabalha com os princípios da organização, rotina, tarefas estruturadas, material visualmente mediado, ensino de relações de causa e efeito, comunicação alternativa, espaços com suas funções, delimitações físicas, eliminação de estímulos concorrentes e controle do comportamento" (apud FONSECA e CIOLA, 2016)


Conforme FONSECA e CIOLA, 2016 em seu Livro Vejo e Aprendo Fundamentos do Programa TEACCH®, os princípios orientadores do modelo são:

1) Melhoria da capacidade adaptativa: através de recursos que acompanham a pessoa em casa, na escola e etc

2) Colaboração entre pais e profissionais: Importância da atuação em equipe, considera-se a pessoa e não o autismo, processos educacionais e terapêuticos são analisados em grupo.

3) Avaliação individualizada para a intervenção: Não existe um currículo TEACCH®. O plano é realizado após avaliação das necessidades (excessos, emergente e faltante) de acordo com o que é exigido na realidade brasileira.

4) ênfase na habilidade e reforço nas capacidades do aluno: faz-se uso do que a pessoa sabe e gosta de fazer para gerar condutas apropriadas.

5) teoria cognitiva, comportamental, psicolinguística e do desenvolvimento fundamentando à prática:  o autismo é entendido pelo TEACCH® como um transtorno do desenvolvimento e considera a importância da análise, observação e da associação entre comportamentos, ambiente e aprendizagem na explicação das condutas. 

6) Ensino Estruturado agindo como fator de organização e previsibilidade: o TEACCH® trabalha com o princípio de ESTRUTURA. A organização se associa com a antecipação e a previsibilidade da rotina.












obs.:

A avaliação individualizada realizada é o  PEP- 3 Perfil Psicoeducacional 3, onde é possível avaliar os pontos fortes, dificuldades e emergentes para montar o programa individualizado.  Também existe curso específico para a aplicação do PEP-3 com tradução para a população brasileira. 

Autora:
Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia , Pós-graduada em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado de autistas, Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental de Crianças e adolescentes, pós-graduanda em Intervenções Precoces no autismo

 contato@institutodepsicovg.com.br

reprodução autorizada desde que citada a autoria e referências

REFERÊNCIAS:
Fonseca,Maria Elisa Granchi; Ciota,Juliana De Cássia BaptistellaVejo e Aprendo - Fundamentos do Programa Teacch - Book Toy. 2ª Ed. 2016





Comentários

Postagens mais visitadas