DISTORÇÕES COGNITIVAS NA INFÂNCIA: COMO TRABALHAR?

DISTORÇÕES COGNITIVAS NA INFÂNCIA: COMO TRABALHAR?

Nomear as distorções cognitivas são técnicas tradicionais na terapia cognitiva comportamental, no entanto na terapia infantil esse processo pode ser dificultado e há necessidade de introduzir terminologia e imagens diferenciadas.

Segundo a literatura especializada, crianças com menos idade podem se beneficiar com uma abordagem divertida e metafórica.

Os truques da cuca foram sistematizados no Instituto de Psicologia Vila Guilherme para serem utilizados na sessões de terapia cognitiva comportamental como ferramenta para apresentar às crianças e a seus pais as distorções cognitivas e praticar a identificação em seu dia-a-dia. 

Esse material ensina a criança e adolescente a examinar seu pensamento e categorizá-lo adequadamente.




Além das cartas das distorções, o material fornece gratuitamente como anexo a possibilidade de baixar o formulário Verdade ou Truque que é um diário de identificação dos truques da cuca.







Psicóloga Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227 especialista em psicologia clínica, especialista em psicopedagogia clínica e Institucional, pós-graduação em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de Autistas e Pós- graduação em TCC. Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme desde 2004 e responsável técnica pela Brinquedos Terapêuticos.






Comentários

Postagens mais visitadas