Fidgets - Diversão e Função! Afinal o que são?

Fidgets - Diversão e Função! Afinal o que são?


Você tem crianças em sala de aula com comportamentos estranhos quando ficam agitados , frustrados ou com muita raiva ?

Trabalhar com os alunos com estas questões é muitas vezes parte de ser um professor do ensino especial . Pode ser utilizados por crianças e adultos ansiosos, inquietas , TDAH, autismo, síndrome Down e outros

O que você pode fazer?

Trabalhar essas inquietações com um espaço especial em sala de aula pode ajudar muitooooooo seu aluno. São as chamadas BreakBox ou Caixas da Calma.






 Você tem uma na sua sala de aula?

Diversão e Função dos Fidgets! 

Mamães e profissionais (psicólogos, fonoaudiólogas, psicopedagogas etc) das mais diversas áreas também podem se beneficiar desse brinquedo terapêutico tanto na sala de atendimento quanto na recepção/sala de espera.

Usamos e recomendamos aos nossos clientes aqui do Instituto de Psicologia Vila Guilherme e tem sido um salvador em muitos casos, segundo relatos das profissionais, professores e mamães.
O que são os Fidgets?

Os brinquedos da categoria fidgets são utilizados como recursos táteis com o objetivo de manter mãos e dedos inquietos ocupados para o corpo ficar relaxado e poder manter a mente concentrada na tarefa.
Agora pensem a infinidade de situações em que um brinquedo terapêutico como esse pode ajudar!
Atenção, concentração, reduzir as saídas da sala, reduzir birras, reduzir estereotipias, reduzir comportamento de automutilações em crianças não autistas (arrancar cabelos, se morder, bater a cabeça etc).

Pode ser muito útil para crianças ansiosas que não conseguem focar a atenção na terapia.

Com uma bolinha fidget nas mãos ou uma pulseira, consegue sustentar uma conversa por muito mais tempo, sem levantar-se ou querer explorar a sala sem objetivo específico (somente para descarga da tensão).
Veja algumas indicações e como adquirir:

1) DELIMITE O ESPAÇO:
O primeiro passo é definir limites claros para a área da calma. Na sala de aula isso pode ser feito através de um cantinho delimitado e batizado com um nome específico. Nessa área deverá ter uma caixa com Fidgets diversos para que o aluno possa buscar em momentos específicos. Esse espaço deve ser separado dos demais, mas ainda visível ao aluno. Quando se tratar de uma caixa e não de um espaço específico, a mesma deve permanecer separada dos brinquedos habituais da criança.
A criança deve entender que a caixa deve ser requerida em momentos específicos e guardada ao final da crise.

2) Na sala de Aula
O professor pode programar paradas no cantinho da calma antes mesmo das crises aparecerem. De forma preventiva ..... por 10 minutos e depois voltar ao trabalho! Isso pode garantir um trabalho muito mais focado.
Como montar esse espaço? o que incluir ?
Os fidgets são infinitos e todos aqui descritos podem ser comprados em nossa loja virtual . Veja aqui alguns exemplos:
1. Brinquedos emaranhados:
dica de brinquedo terapêutico sensorial tátil de auto-regulação para acalmar e relaxar o corpo. Pode ser usado na sala de aula, no carro, no ônibus, no escritório, sala de espera de uma consulta ou em viagens longas.



2) Bolas para apertar:
elas devem ser exatamente assim..... Espinhosa ou pontiagudas para cutucar um pouco mesmo! Ideal para crianças que necessitam de força e movimento para se acalmar.






3) Texturas Diferentes:
Fidgets com diferentes texturas. Pelúcia, Velcro, Lixa etc.
Esse dado foi um achado! Ele é fofinho mas não é de pelúcia. Dá a sensação necessária para acalmar adolescentes e pode ser usado totalmente discreto como chaveiro. Ninguém vai saber que é um Fidget.







Aproveitamos e utilizamos esse dado em nossos jogos estruturados.





Faz o maior sucesso!







3) Texturas Diferentes:
Fidgets com diferentes texturas. Pelúcia, Velcro, Lixa etc.


4) Coisas que Giram
Tudo o que gira , roda ou seja, tem movimento rítmico em geral acalma. Daí o interesse de alguns autistas por ventiladores, cataventos, piões, iô-iô e etc.


Este fidget é integrante do nosso kit sensorial gigante







Sendo assim...... Fidgets!


5) Movimento ( necessidade de entradas proprioceptivo e vestibular)
Esse recomendo para casa e não para a sala de aula pois pode ter muito barulho e atrapalhar os demais estudantes. Mas no parque precisaaaaaaa ter hein? !
É um ótimo fidget para criança que tem estereotipias ou precisa de movimento para se acalmar.




Mais itens sensoriais interessantes




Luminária Sensorial em fibra ótica

Consegue encontrar em nosso kit sensorial gigante





Fidget Enrolado

para ansiosos, autistas, down, roer unhas






Roberta Alexandre Penitente
Formação: Psicóloga CRP 06/73227 especialista em Psicologia Clínica, especialista em psicopedagogia Clínica e Institucional. Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme e Responsável Técnica da Brinquedos Terapêuticos. Pós- graduanda em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de Autistas e Terapia Cognitivo Comportamental de Crianças e Adolescentes. 

Comentários

Postagens mais visitadas