Férias.... Brinquedos Demais? Como gerenciar de forma adequada o excesso de brinquedos após o Natal.





Brinquedos Demais? Como gerenciar de forma adequada o excesso de brinquedos após o Natal.



1)  Reduza a oferta de brinquedos disponíveis. Após o Natal, certamente o quarto de brinquedos ficou atolado de possibilidades não é mesmo?  Segundo estudos na revista Infant e Behavior & Development The Influence of the Number of Toys in the Environment on Toddlers’ Play.” publicado pela Reab.me indica que crianças com muitos brinquedos disponíveis apresentam menor qualidade de jogo, criatividade, atenção e concentração.



2) A terapeuta ocupacional Ana da Reab.me lembra a importância da seleção dos brinquedos de acordo com as idades ou objetivos. Aponta que experiências podem ser grandes atividade. Exemplos de atividades que são ricas experiências: museus, centros de ciências, exposições, aulas de músicas, esportes, explorações, experiências na cozinha ......




 




3) Se o quarto de brincar estiver atolado de brinquedos. A dica é fazer um rodízio. A idéia é instalação de prateleiras e o acondicionamento dos brinquedos em caixas plásticas etiquetadas que fiquem fora do acesso fácil da criança. Dessa forma, podemos reduzir o número de escolha possibilitando mais atenção, criatividade, qualidade no brincar, concentração, redução da ansiedade e promovendo o sentimento de cuidado e apreço pelo seu brinquedo. 





Roberta Alexandre Penitente
Formação: Psicóloga CRP 06/73227 especialista em Psicologia Clínica, especialista em psicopedagogia Clínica e Institucional. Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme e Responsável Técnica da Brinquedos Terapêuticos. Pós- graduanda em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de Autistas e Terapia Cognitivo Comportamental de Crianças e Adolescentes. 



Comentários

Postagens mais visitadas