Trabalhando Emoções e Expressões faciais em crianças autistas e deficientes intelectuais com material estruturado
Trabalhando Emoções e Expressões faciais em crianças autistas e deficientes intelectuais com material estruturado
A percepção das emoções tem seu desenvolvimento precoce e sua forma de expressão é universal. Segundo Muskat 2012, os bebês já respondem as expressões faciais maternas e somente lá pelos 2 anos de idade é que adquirem maior capacidade de nomear e expressar as emoções.
Com 3 anos é esperado que consigam relatar experiências emocionais e somente aos 4 anos, em geral, alcançam a percepção de que as reações emocionais variam de pessoa para pessoa.
As expressões faciais são percebidas por alterações muito sutis como uma elevação de sobrancelha ou mudança no olhar.
Além disso temos as alterações na modulação e entonação da voz ( prosódia) que dão enfase a determinadas emoções em contexto social específico ( pragmática).
E no TEA? O que acontece?
Crianças com TEA apresentam alterações na identificação, processamento e prosódia afetiva de emoções. (entonação). Não há estudos conclusivos, mas as pesquisas sugerem que as emoções de mais prejudicadas são as primárias de medo, raiva, nojo e surpresa.
A avaliação psicológica é importante para verificação de quais são os prejuízos nessa habilidade e programar junto a equipe projetos terapêuticos individualizados. Saiba mais.
No TEA transtornos de linguagem são percebidos logo nos primeiros anos de vida, quando são esperadas respostas imediatas ao chamado por ex. Mais tarde, surgem as dificuldades de expressões iniciais da comunicação oral e mais a frente os déficits de abstração e narrativa.
Qual o impacto na vida social? Qual a importância do trabalho com as emoções e expressões faciais no TEA?
O impacto é grande e acontece nas relações sociais, comunicações, expressão, compreensão de sentimentos, crenças e desejos do outro, ou seja, há um grande prejuízo na Cognição Social.
O que é Cognição Social?
A Cognição Social é a expressão das habilidades :
- Atenção Compartilhada;
- Capacidade de dividir experiências com outras pessoas;
- Capacidade de compreender o que o outro está sentindo (empatia);
- Capacidade de reconhecer as expressões faciais.
Cognição Social é a capacidade de identificar, manipular e adequar nosso comportamento à partir de informações sociais percebidas e processadas em determinado contexto.
Teoria da Mente! O que afinal significa isso?
Teoria desenvolvida por Baron- Cohen é composta de 4 módulos de interação:
1) Detector de Intencionalidade ( ID): capacidade do indivíduo de interpretar determinado estímulo ou situação à partir do seu desejo para uma meta;
2) Direção do Olhar ( EDD ): detecção do olhar do outro em direção à algo e interpretação de que ambos vêem a mesma coisa.
Esses dois módulos captam as informações e levam ao 3º módulo.
3) Atenção compartilhada ( SAM) : mecanismo de percepção da relação de si, do outro e do estímulo. Exemplo: a criança olha para o outro e para o objeto e os relaciona.
4) Teoria da Mente ( ToMM) : O Processo da teoria da mente só acontece se as informações recebidas do outro ( através da ID e EDD) se associam a SAM .
Segundo essa tese, a pessoa autista teria como principal alteração a incapacidade de construir inferências sobre a mente do outro.
Assim, faltaria ao autista a capacidade de cooperar e aprender com o próximo e findar na interação social. Como não entendem a singularidade da mente , não entendem crenças, emoções e atitudes dos outros.
O QUE FAZER? COMO TRABALHAR ESSAS DIFICULDADES?
Os treinos necessários são diversos e a avaliação e orientação de um profissional especializado é a atitude mais adequada sempre.
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Diante destes aspectos torna-se extremamente importante o trabalho específico das emoções e expressões faciais, além do treino específico dos 5 sentidos.
No Instituto de Psicologia temos algumas atividades criadas especificamente para nossos clientes e que podem ser adquiridas em nossa loja virtual.
Atividade com apostila estruturada emoções e expressões faciais
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REABILITAÇÃO/ ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
Percepção dos 5 Sentidos
Habilidades Trabalhadas: Contato visual, Atenção compartilhada, Consciência corporal, Conhecimento de mundo.
Atividade com calendário permanente que também trabalha a atenção compartilhada
2 PARTES
1) COMO ME SINTO HOJE COM AS POSSIBILIDADES DAS CARINHAS FELIZ, CALMO, COM MEDO E COM DOR
2) COMO ESTÁ O DIA? NUBLADO, CHUVOSO OU SOL
3) LOCAL ADEQUADO PARA INSERIR A FOTO NA CRIANÇA. ENVIAMOS VELCRO AUTO-ADESIVO
Psicóloga Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227 especialista em psicologia clínica, especialista em psicopedagogia clínica e Institucional, pós-graduação em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de Autistas e Pós- graduação em TCC. Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme desde 2004 e responsável técnica pela Brinquedos Terapêuticos.
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