Criança com dificuldades na vida cotidiana e escolar? Saiba mais sobre o papel da Memória Operacional nessa história.
Criança com dificuldades na vida cotidiana e escolar? Saiba mais sobre o papel da Memória Operacional nessa história.
A memória operacional envolve números, escrever os pontos principais de uma aula em um caderno enquanto o professor dá aula, manter em mente o próximo item que deseja comentar em uma conversa enquanto explica seu primeiro ponto entre outros.
"Memória operacional é um sistema que pode armazenar uma pequena quantidade de informação brevemente, mantendo essa informação acessível e disponível rapidamente para transformação por regras e estratégias, ao mesmo tempo que a atualizamos frequentemente".
(Jonides, Lacey & Nee, 2005, p. 2)
É sabido que prejuízos na memória operacional estão relacionados aos problemas de aprendizagem e transtornos de atenção.
Crianças com dificuldades em memória operacional provavelmente apresentam processamento de informações complexas mais lento e com erros mais frequentes.
Caso esse déficit esteja aliado a um prejuízo de planejamento, organização e flexibilidade mental (funções executivas) é imprescindível ficar atento à consequências comportamentais e sociais como fadiga mental, fuga de tarefas, depressão e ansiedade.
Esse é um dos objetivos do material abaixo. Ele é utilizado na psicopedagogia e na neuropsicologia do Instituto de Psicologia Vila Guilherme, em casos onde há prejuizos de memória operacional.
ESTIMULAÇÃO DA MEMÓRIA CURTO PRAZO MEMÓRIA DE TRABALHO
Formato:
12 cards com histórias colorido e plastificado
Manual de instruçõese saco zip
Indicações:
Dislexia, TDAH, TPAC, Alzheimer e Transtornos de aprendizagem em geral.
* à partir dos 6/7 anos
Comentários
Postar um comentário