Principais alterações neuropsicológicas no TDAH: modelos cognitivos do TDAH

Principais alterações neuropsicológicas no TDAH: modelos cognitivos do TDAH


   Identificar os prejuízos cognitivos do TDAH é imprescindível para profissionais que trabalham com terapia cognitiva-comportamental possam realizar a psicoeducação de pais e realizar o planejamento terapêutico das crianças e adolescentes.

      Algumas alterações como por exemplo,  os prejuízos na flexibilidade cognitiva, na fluência verbal,  memória de trabalho e controle inibitório, não são universais e suficientes para fechar o diagnóstico, mas auxiliam na criação de modelos teóricos importantíssimos para o planejamento terapêutico na clínica.

MODELOS COGNITIVOS DO TDAH

Modelo de falha no controle inibitório ( Russel Barkley)

Nesse modelo as falhas no controle inibitório são os sintomas cognitivos nucleares ( hiperativo e misto) e ocorreriam em 3 níveis:

1. inibir uma resposta
2. interrupção de resposta em curso
3. dificuldade em inibir o efeito de distratores

Essas dificuldades, acabariam por comprometer as funções da memória de trabalho, internalização do discurso, autoregulação do comportamento e análise e síntese do comportamento. (planos e metas)


Modelo de  regulação do estado e Modelo Cognitivo-Energético ( Joseph Sergeant)

Déficit na capacidade de regulação da motivação e do esforço para conseguir alcançar objetivos.

No cognitivo energético ocorre uma falha no funcionamento e na interação entre três níveis de processamento da informação:nível computacional dos mecanismos da atenção, nível do estado (alerta, esforço e ativação) e nível de gerenciamento executivo.


Modelo de  aversão a demora (Edmund Sonuga-Barke)

Dependência de gratificações imediatas e aversão a longo períodos de espera para obtenção de respostas, nesse vácuo apareceria a impulsividade para diminuir o espaço entre a emissão e a gratificação.

Modelo de déficits múltiplos e associações comorbidas (Bruce Pennington Marta Denkla)

Modelo que indica a existência de vários déficits em indivíduos com TDAH.
Exemplo: TDAH e Dislexia - déficits na memória operacional
TEA e TDAH - déficits na função executiva e teoria da mente.


Fonte: Artigas- Pallares 2009 apud Terapias cognitivo- comportamentais para crianças e adolescentes: ciência e arte.


Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia, pós-graduada em Educação com Ênfase em Ensino Estruturado de Autistas e pós- graduanda em Terapia Cognitiva-Comportamental de crianças e adolescentes.
contato@institutodepsicovg.com.br

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