Principais prejuízos cognitivos no TDAH

  • “dificuldade com dígitos e cálculos mentais (Mariani & Barkley, 1997)
  • planejamento e antecipação (Barkley et al, 1992)
  • Fluência verbal (Grodzinsky & Diamond 1992)
  • Desenvolvimento de estratégias de organização para tarefas complexas (Voelker et al, 1989)
  • adesão a regras e instruções (Danforth et al 1991)
  • coordenação motora (Barkley, 1997)

O prejuízo prevalecente parece ser o que envolve funções executivas, ou funções mentais mediadas pelo córtex frontal. 

Essa sintomatologia é associada a riscos de baixo desempenho acadêmico, relações familiares e sociais prejudicadas e condições de comorbidade tais como TOD e TC, depressão, ansiedade e uso de drogas (Barkley, 1990).

O diagnóstico correto e precoce do transtorno, seguido por métodos de intervenção é de extrema importância para reduzir  esses riscos associados.”

Fonte: Wisc IV - Avaliação Clínica e Intervenção 

Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia , Pós-graduada em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de autistas,Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental de Crianças e adolescentes

Comentários

Postagens mais visitadas