Principais prejuízos cognitivos no TDAH
- “dificuldade com dígitos e cálculos mentais (Mariani & Barkley, 1997)
- planejamento e antecipação (Barkley et al, 1992)
- Fluência verbal (Grodzinsky & Diamond 1992)
- Desenvolvimento de estratégias de organização para tarefas complexas (Voelker et al, 1989)
- adesão a regras e instruções (Danforth et al 1991)
- coordenação motora (Barkley, 1997)
O prejuízo prevalecente parece ser o que envolve funções executivas, ou funções mentais mediadas pelo córtex frontal.
Essa sintomatologia é associada a riscos de baixo desempenho acadêmico, relações familiares e sociais prejudicadas e condições de comorbidade tais como TOD e TC, depressão, ansiedade e uso de drogas (Barkley, 1990).
O diagnóstico correto e precoce do transtorno, seguido por métodos de intervenção é de extrema importância para reduzir esses riscos associados.”
Fonte: Wisc IV - Avaliação Clínica e Intervenção
Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia , Pós-graduada em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de autistas,Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental de Crianças e adolescentes
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