Analisar o comportamento? O que é isso afinal? 

Entender as ligações entre ambiente e comportamento são essenciais para pegar as dicas sobre porque uma criança se comporta de determinada forma. 

Comportamento é toda arividade da pessoa no ambiente: andar, correr, bater, gritar.

Se, diante de uma situação (estímulo discriminativo), faz-se algo (resposta) e o resultado é positivo (consequências), provavelmente voltaremos a fazer isso novamente. 

Se as consequências forem negativas tenderemos a não repetir a resposta. (não estamoa falando de punição, castigo etc Somente do fato de algo não ser reforçador )

Quando analisamos um ou vários comportamentos, vamos construindo a história das aprendizagens da pessoa. 

Precisamos entender por que e como se comporta uma pessoa e isso é a analálise funcional do comportamento


Exemplo prático: Chorar. 

A resposta de chorae não basta! Precisamos entender o que acontece depois!

1) Vou trocar a roupa do meu filho e ele chora 👉🏻 a mãe permite que ele fique com a mesma roupa

2) Eu choro emocionada em uma apresentação de teatro (cena onde isso era esperado). 👉🏻 A platéia se emociona e meu chefe sorri satisfeito. 

Analisando funcionalmente o primeiro choro retira consequências desagradáveis (a mãe pra de mexer e trocar ele). No segundo caso, o choro produz consequências positivas para a atriz. 

Consequências diferentes👉🏻 Funções diferentes 

Na clínica muitas vezes percebemos a criação de  rótulos para descrever o comportamento. 

“Parecido com o pai” ou “Igual a mim quando era criança”

Esses rótulos não explicam os comportamentos e ficam dando explicacões circulares. Ele é agitado  na sala de aula porque é hiperativo e a prova de que ele é hiperativo é a agitação observada em sala de aula. 

Essa explicação não auxília as intervenções nem o planejamento terapêutico. O ideal seria compreender que tipo de antecedente ocorre que faz com que ele fique agitado na sala de aula. 


Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227

Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica

Especialista em Psicopedagoga. 

Pós-graduação em Terapia Cognitivo – Comportamental de crianças e adolescentes


Pós-Graduação em Educação - Ensino Estruturado de Autistas


Pós-graduanda em Intervenções Precoces no Autismo


Pós-Graduanda em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual


Referências 

BA, M. M. C.; BARROS, R. S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico- comportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018

Moreira, M. B., & Medeiros, C. A. (2007). Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed.


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