Conhecendo a Intervenção Precoce baseado no ESDM - (Early Starty Denver Model – Modelo Denver para Intervenção Precoce)


Conhecendo a Intervenção Precoce baseado no ESDM

(Early Starty Denver Model – Modelo Denver para Intervenção Precoce)





O modelo ESDM é indicado para crianças até 60 meses e tem suas práticas baseadas na Ciência ABA – Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis), utilizando estratégias aplicadas aos comportamentos naturais para alcançar a estimulação de habilidades de linguagem, sociais e cognitivas. Foi criado por Sally e Dawson ,2010.

O ensino da atenção compartilhada, o afeto e o envolvimento dos pais como co-terapeutas é considerado essencial nesse modelo.

Após a avaliação da criança pelo profissional com especialização em Intervenção Precoce Baseado no Modelo Denver, através do Curriculum Check List, uma programação é organizada para atingir os comportamentos alvo em diversas áreas: linguagem, brincadeira, interação social, atenção compartilhada, imitação, habilidades motoras, auto-cuidados e comportamento.

O tratamento é intensivo (15, 20 hs por semana) e a literatura e pesquisas do modelo indicam que o mesmo pode não ser eficaz se for realizado 1, 2 horas na semana e sem que haja a o treinamento de pais.

Os dados são registrados em quatro níveis de habilidades:

12- 18 meses
18-24 meses
24-36 meses
36-48 meses



Após a avaliação inicial, a programação deve ser realizada para alcançar 20 objetivos em 3 meses em todas as áreas, sempre buscando os marcos do desenvolvimento típico. Ao final das 12 semanas, novo programa é confeccionado. As estimulações são realizadas através de brincadeiras e seguindo a liderança da criança a maior parte do tempo.

O curriculum check list é um instrumento comercializado e deve ser adquirido para cada paciente avaliado. Clique aqui para visualizar.






Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227
Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica
Especialista em Psicopedagoga
Pós-graduação em Terapia Cognitivo – Comportamental de crianças e adolescentes
Pós-Graduação em Educação - Ensino Estruturado de Autistas
Pós-graduanda em Intervenções Precoces no Autismo
Pós-Graduanda em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual

contato@institutodepsicovg.com.br
www.institutodepsicovg.com.br






Referências
Intervenção Precoce em crianças com autismo: modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Autoras: Geraldine Dawson e Sally J. Rogers




Comentários

Postagens mais visitadas