Conhecendo a Intervenção Precoce baseado no ESDM - (Early Starty Denver Model – Modelo Denver para Intervenção Precoce)
Conhecendo a Intervenção Precoce baseado no ESDM
(Early Starty Denver Model – Modelo Denver para Intervenção Precoce)
O modelo ESDM é
indicado para crianças até 60 meses e tem suas práticas baseadas na Ciência ABA
– Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior
Analysis), utilizando estratégias aplicadas aos comportamentos naturais
para alcançar a estimulação de habilidades de linguagem, sociais e cognitivas. Foi
criado por Sally e Dawson ,2010.
O ensino da atenção compartilhada, o afeto e o
envolvimento dos pais como co-terapeutas é considerado essencial nesse modelo.
Após a avaliação da
criança pelo profissional com especialização em Intervenção Precoce Baseado no
Modelo Denver, através do Curriculum Check List, uma programação é organizada
para atingir os comportamentos alvo em diversas áreas: linguagem, brincadeira,
interação social, atenção compartilhada, imitação, habilidades motoras,
auto-cuidados e comportamento.
O tratamento é
intensivo (15, 20 hs por semana) e a literatura e pesquisas do modelo indicam
que o mesmo pode não ser eficaz se for realizado 1, 2 horas na semana e sem que
haja a o treinamento de pais.
Os dados são
registrados em quatro níveis de habilidades:
12- 18 meses
18-24 meses
24-36 meses
36-48 meses
Após a avaliação
inicial, a programação deve ser realizada para alcançar 20 objetivos em 3 meses
em todas as áreas, sempre buscando os marcos do desenvolvimento típico. Ao
final das 12 semanas, novo programa é confeccionado. As estimulações são
realizadas através de brincadeiras e seguindo a liderança da criança a maior
parte do tempo.
O curriculum check list
é um instrumento comercializado e deve ser adquirido para cada paciente
avaliado. Clique aqui para visualizar.
Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica
Especialista em Psicopedagoga
Especialista em Psicopedagoga
Pós-graduação em Terapia Cognitivo – Comportamental de crianças e adolescentes
Pós-Graduação em Educação - Ensino Estruturado de Autistas
Pós-graduanda em Intervenções Precoces no Autismo
Pós-Graduanda em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual
Pós-Graduação em Educação - Ensino Estruturado de Autistas
Pós-graduanda em Intervenções Precoces no Autismo
Pós-Graduanda em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual
contato@institutodepsicovg.com.br
www.institutodepsicovg.com.br
Referências
Intervenção Precoce em crianças com autismo: modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Autoras: Geraldine Dawson e Sally J. Rogers
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