Craniossinostoses ou Cranioestenose- Síndrome de Muenke e atrasos no desenvolvimento
Craniossinostose, cranioestenose ou estenose craniofacial é uma anomalia decorrente da fusão prematura de uma ou mais suturas dos ossos chatos do crânio. Esse fechamento começa a ocorrer ainda no período fetal.
O diagnóstico é feito pela observação clínica e exames de Raio X e tomografia computadorizada.Pode ocorrer isoladamente ou associada a anomalias congênitas. Segundo informações do Centro de Pesquisas do Genoma Humano, há mais de 100 síndrome genéticas que apresentam cranioestenose como sintoma.
O tratamento é cirúrgico e deve ocorrer assim que se faz o diagnóstico.
Entre as sindrômicas, a síndrome de Muenke associada ao cromossomo 4 apresenta algumas características (que podem estar presentes ocasionalmente) que podem ser confundidas com outros transtornos do desenvolvimento. Entre eles:
- Surdez neurossensorial (leve a moderada);
- Atrasos de desenvolvimento;
Teste Genético: Painel NGS-v1
Consulta / Contato:
O teste genético pode ser realizado no Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco - Rua do Matão - Travessa 13, n. 106 Telefone (11) 3091-7966 / 3091-0878 WhatsApp, só para mensagem: (11) 94057-4021 Cidade Universitária, São Paulo, SP CEP: 05508-090
Consultas e/ou exames devem ser agendados no CEGH pelo telefone (11) 3091.7966 ou (11)3091.0878. Responsável pelo serviço: Dra. Maria Rita Passos-Bueno.
Além dos exames genéticos e acompanhamento médico, é imprescindível que a criança seja avaliada por equipe especializada em desenvolvimento infantil.
Fonte: Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco /
Autora:
Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia , Pós-graduada em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de autistas,Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental de Crianças e adolescentes contato@institutodepsicovg.com.br
reprodução autorizada desde que citada a autoria.
Comentários
Postar um comentário