Principais Comorbidades no TEA

Principais Comorbidades no TEA


Uma das maiores dificuldades na avaliação diagnóstica em casos de suspeita de TEA, é a exclusão de outras condições que podem levar ao diagnóstico errôneo.

Para isso, é extremamente importante revisar as principais comorbidades (condições que podem ocorrer em conjunto) e  os principais Diagnósticos Diferenciais (condições que não podem ocorrer em conjunto) no Transtorno do Espectro do Autismo.


Principais Comorbidades

- TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade;

- Transtorno de Ansiedade;

- Transtorno Bipolar;

- Deficiência Intelectual;

- Epilepsia;

- Distúrbios do sono. 


Principais Diagnósticos Diferenciais

- Transtorno da Comunicação Social (Pragmática): quando não há comportamentos restritos e repetitivos mas há prejuízos na comunicação social e nas interações sociais. 

- Transtorno do Movimento Estereotipado: O transtorno do movimento estereotipado pode ocorrer como um diagnóstico primário ou secundário a outras condições. Exemplificando, as estereotipias são uma manifestação comum de uma gama de doenças neurogenéticas, como síndrome de Lesch-Nyhan, síndrome de Rett, síndrome do X-frágil, síndrome de Cornelia de Lange e síndrome de Smith-Magenis. Quando o transtorno do movimento estereotipado é comórbido com outra condição médica, ambos devem ser codificados.

- Síndrome de Rett;

- Mutismo Seletivo: a criança é muda em alguns ambientes. Não há alterações nas interações sociais e não há padrões de comportamentos repetitivos e restritivos;

- Deficiência Intelectual: Esse diagnóstico deverá prevalecer caso não haja discrepância aparente entre o nível de habilidades de comunicação social e outras habilidades intelectuais;

- TDAH caso não haja comprometimento das habilidades de comunicação social, somente TDAH deve ser  codificado;

- Esquizofrenia: Há na esquizofrenia um estado prodrômico com intenso prejuízo social e interesses atípicos. Isso pode ser confundido com sintomas no TEA. 


Fonte: Residência Pediátrica - Transtorno do Espectro Autista
Residência Pediátrica 2018;8(supl 1):72-78.


Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227
Diretora do Instituto de Psicologia Vila Guilherme
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e Especialista em Psicopedagoga
Pós-graduação em Terapia Cognitivo – Comportamental de crianças e adolescentes
Pós- graduação em Educação- Ensino Estruturado de Autistas
contato@institutodepsicovg.com.br
www.institutodepsicovg.com.br


obs.:permitido a reprodução desde que citada a autoria.



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