Como é realizado o diagnóstico em casos de suspeita de Dislexia?
Como é realizado o diagnóstico em casos de suspeita de Dislexia?
Brinquedos Terapêuticos - Instituto de Psicologia Vila Guilherme
Março de 2019
O que observar na fase Escolar?
Principais Sinais de risco na Fase Pré- Escolar
- Crianças muito dispersas;
- Desatenção;
- Dificuldade com rimas e músicas;
- Atrasos ou prejuízos de fala e da linguagem;
- Desenvolvimento da coordenação motora com alterações;
- Dificuldades para planejar e coordenar ações ( ex.: montar quebra-cabeças etc)
- Não apresentar interesse por leitura.
Principais Sinais de risco na Fase Escolar
- Dificuldade com Rima e Aliteração (sons iguais no início da palavra e sons iguais no final da palavra);
- Desatenção;
- Dificuldade em copiar a matéria;
- Dificuldade na coordenação motora fina (escrita) e grossa (dança, esportes);
- Desorganização com seus materiais;
- Dificuldade com lateralidade;
- Vocabulário pobre ( é comum perceber sentenças curtas ou longas e vagas)
Fonte: ABD - Associação Brasileira de Dislexia
Como deve ser feito o diagnóstico? Que profissional devo procurar?
O diagnóstico da Dislexia deve ser feito de forma multiprofissional, isso quer dizer que há necessidade de avaliação de profissionais de diversas especialidades de maneira integrada preferencialmente.
Profissionais Envolvidos no Diagnóstico
- Fonoaudiólogo
- Psicólogo ou Neuropsicólogo
- Psicopedagogo
- Neurologista
Após a coleta de dados da história, inicia-se a aplicação de testes padronizados (aspectos neuropsicológicos, cognitivos, leitura, escrita, matemática. Aspectos emocionais também serão avaliados).
Os dados serão analisados e cada profissional chegará a sua conclusão diagnóstica.
A devolutiva de informações deve ser feita aos responsáveis através de laudos (de cada profissional) e pessoalmente. Nessa sessão, haverá a orientação e planejamento do trabalho a ser realizado.
Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia , Pós-graduada em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de autistas, Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental de Crianças e adolescentes
contato@institutodepsicovg.com.br
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