Terapia Ocupacional em casos deTranstorno do Espectro Autista: qual o objetivo?


Terapia ocupacional em casos de TEA? qual o objetivo?


                                                    Imagem: Sala de T.O Instituto de Psicologia Vila Guilherme
Essa dúvida não é exclusiva dos pais! Muitos profissionais não fazem a mínima ideia do papel do Terapeuta Ocupacional em casos de TEA e consequentemente, não encaminham e não sabem orientar os pais.

O objetivo global da T.O é melhorar a qualidade de vida em casa e na es
cola,  introduzindo, mantendo e melhorando as habilidades rumo à independência. 
Mas afinal, que habilidades são essas:

- habilidades de vida diária AVD´s: treinamento de banheiro, vestir-se, escovar os dentes, colocar os sapatos entre outros;
- habilidades motoras: desde a andar de bicicleta à caligrafia, uso de tesoura etc.;
- consciência corporal, sentar adequadamente etc.;
- habilidades visuais: indispensável para o desenvolvimento da leitura e escrita
- integração dos sentidos: pode auxiliar com alimentação, com a diminuição das estereotipias etc.;
- brincar funcional;
- resolução de problemas: auxilia nos prejuízos de função executiva

Com esses treinos é possível que a criança treine e desenvolva as seguintes habilidades:

- atenção e concentração;
- habilidades sociais;
- envolvimento em jogos com pares;
- auto-regulação;
- independência;
- aprendizagens diversas.

Além dos objetivos acima, um que considero de extrema importância é a informação. O terapeuta ocupacional tem intervenções em atividades de vida diária, alimentação etc e isso é praticamente meter a colher na rotina diária de uma família não é mesmo? 
Uma boa avaliação inicial seguida de um planejamento terapêutico com metas, deixa a família segura e sabendo o que esperar. 
Uma relação de confiança, pautada em proximidade, muita orientação e afeto é a base para o sucesso. 
Pais e professores precisam compreender e saber lidar com as crianças para que possam desenvolver suas habilidades e interagir em diversos ambientes. 

Fontes: 

http://www.crefito9.org.br


 https://autismo.institutopensi.org.br/noticias/tipos-de-suporte-para-ajudar-pessoas-com-tea/


Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia , Pós-graduada em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de autistas,Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental de Crianças e adolescentes
contato@institutodepsicovg.com.br

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