Dispositivo eletrônico para auxiliar Disléxicos na leitura e revisão de textos
Dispositivo eletrônico para auxiliar Disléxicos na leitura e revisão de textos
Brinquedos Terapêuticos - Instituto de Psicologia Vila Guilherme
Março de 2019
Dislexia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).
Acomete pessoas de todas as origens, níveis intelectuais e apresenta as seguintes características:
Déficit no processamento fonológico: quando comparado às outras habilidades cognitivas
- prejuízos na habilidade de decodificação e soletração;
- Dificuldade na precisão (e/ou fluência) no reconhecimento das palavras;
Como consequência estão os problemas na compreensão, ansiedade, depressão, evasão escolar entre outros.
Enquanto aguardamos a aprovação do PL 7081/2010 que dispõe sobre o diagnóstico e tratamento da dislexia e do TDAH, muitas vezes vemos pais e crianças sem adaptações adequadas ou sem recursos para auxiliar as aquisições acadêmicas.
Recentemente recebemos a informação sobre o dispositivo ORCAM que tem como objetivo auxiliar Disléxicos na leitura e revisão de textos.
Nem de longe resolve a infinidade de problemas que uma criança com dislexia ou TDAH apresenta, mas acredito que pode ser um dispositivo bastante interessante!
O dispositivo é acoplado aos óculos (por exemplo) e com um comando do aluno, passa a realizar a leitura do que foi escrito ou de determinada página de um livro ou apostila.
Foi criado para pessoas com baixa visão e pode além de realizar leituras de textos, bulas, embalagens, identificar cédulas monetárias e rostos de pessoas familiares.
Não é muito barato, mas a tecnologia dele é incrível! Vale a pena dar uma pesquisada.
Assista o vídeo demostrativo
Apesar de muito legal, é sempre importante avaliar as indicações terapêuticas do dispositivo para seu familiar. Ele é incrível, mas não é indicado para todos os casos.
Assim, procure a equipe que acompanha seu familiar e verifique os prós e contras da utilização.
Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia , Pós-graduada em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de autistas,Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental de Crianças e adolescentes
contato@institutodepsicovg.com.br
Fonte:
RODRIGUES, Sônia das Dores; CIASCA, Sylvia Maria. Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 33, n. 100, p. 86-97, 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 14 mar. 2019.
www.dislexia.org.br
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