Por quanto tempo psicólogos devem guardar os prontuários?

Por quanto tempo psicólogos devem guardar os prontuários? 




Muitos profissionais sofrem com a quantidade de prontuários para guardar após 15, 20 anos de profissão.
Você sabe por quantos anos deve guardar o material sigiloso de seus pacientes?

O Conselho Federal de Psicologia em seu site oficial informa o seguinte: 

"A resolução CFP nº 007/2003, que institui o manual de elaboração de documentos escritos, determina que esses materiais (impressos e digitalizados) devem ser guardados pelo prazo mínimo de 5 anos, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica. Esse prazo poderá ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo. Em caso de extinção de serviço psicológico, o destino dos documentos deverá seguir as orientações definidas no Código de Ética do Psicólogo. Após o prazo determinado de guarda, é preciso que o psicólogo destrua completamente o material, de forma que não seja possível a leitura ou visualização."


Se sua decisão for o descarte, seja por falta de espaço ou outra questão qualquer, uma das opções é a picotadora de papel. Acredito que seja a forma mais fácil e segura de impedir a leitura ou a visualização do material.






Roberta Alexandre Penitente CRP 06/73227, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, especialista em Psicopedagogia , Pós-graduada em Educação com ênfase em Ensino Estruturado de autistas, Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental de Crianças e adolescentes

contato@institutodepsicovg.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas